top of page

Com o que você está comprometido hoje?

Você já parou para perceber com o que, de verdade, você está comprometido hoje?


Não com o que você diz que quer. Mas com o que ocupa o seu tempo, a sua energia e o seu corpo quando você acorda de manhã. Toda pessoa vive comprometida com algo. A diferença é que nem sempre isso é consciente.


Às vezes o compromisso está com alguém que não combina mais com o seu plano de vida. Às vezes está com um problema que virou identidade, uma justificativa para não avançar. E, em alguns momentos, ele está alinhado com o seu plano, com aquilo que você sente como verdade.


Viver comprometido com a vida exige honestidade. Exige olhar para o que você disse que ia viver e comparar com o que você está, de fato, sustentando no dia a dia. Por isso, volte para o seu plano. Não o plano ideal, perfeito ou distante. O plano possível. Aquele que faz sentido agora.


Depois, olhe para a sua bancada,


A bancada é tudo o que está em cima da sua vida hoje. As tarefas que você assumiu. Os problemas que são seus e os que você pegou para resolver. As demandas emocionais, os acordos silenciosos, as urgências que foram se acumulando sem revisão. Uma bancada cheia não é sinal de produtividade. Muitas vezes é sinal de dispersão.


Respira fundo, tire o olhar do texto e observe seu entorno por um instantinho.


Quando tudo ocupa espaço, o corpo cansa, a mente confunde e a vida perde direção. Fica difícil avançar quando você passa mais tempo lidando com excessos do que caminhando.


Então a pergunta é simples e profunda ao mesmo tempo. O que está em cima da sua bancada que você pode tirar agora? O que não combina com o seu plano de vida e está apenas ocupando espaço interno?


Talvez você não consiga tirar tudo. A vida não pede radicalismo inconsequente. Existem vínculos, responsabilidades e cuidados que permanecem. Mas mesmo aí existe escolha. Se você não pode tirar, o que você pode reduzir? Reduzir o envolvimento emocional que te esgota. Reduzir a culpa. Reduzir a ideia de que tudo depende de você.


Viver comprometido com a vida não é carregar tudo. É sustentar o que faz sentido. No texto anterior que : compromisso fecha portas, e isso dói. Mas ele abre um caminho. Um caminho mais vivo.


Quando você escolhe com consciência, a vida responde com clareza. O corpo entende. A energia volta a circular. E o caminho deixa de ser um peso para se tornar direção.


Hoje, vá pra vida comprometido com você. Porque quando você se compromete com a sua própria vida, ela passa a caminhar juntinho.


Com amor,

Fernanda.

 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

(48) 99859-0100

R. Sebastião Furtado Pereira - Barreiros, São José - SC, 88117400, Brazil

  • Ram Arte & Yoga
  • Ram Arte & Yoga
  • Somos Ram

©2023 por RAM Arte & Yoga

bottom of page